Inglaterra faz nova liberação de arquivos secretos sobre OVNIs
O Ministério da Defesa britânico liberou neste domingo (22/03) uma extensa coletânea de arquivos relacionados ao tema UFO (sigla em inglês para OVNI) devendando a ação militar e governamental abrangento o período de 1987 a 1993. Embora a imprensa mundial esteja reverberando o fato como "o fim do segredo britânico" sobre os UFOs, o fato é que esta não é a primeira vez que o Ministério da Defesa Britânico (MoD) libera documentos sigilosos sobre o assunto, e provavelmente, não será a última, já que o período liberado exclui os últimos 16 anos de atividade ufológica naquele país. Recentemente, Nick Pope, ex-funcionário do MoD, comentou esse processo de liberação em artigo reproduzido com sua autorização pelo Portal/Revista Vigília
A diferença das informações liberadas neste momento para os episódios anteriores -- como a remessa de documentos e pesquisas superficiais a respeito do Incidente Rendlesham (considerado o "Caso Roswell" britânico) -- é a contundência e a variedade de ocorrências e casos documentados. Ali estão compilados os casos acompanhados pelo DI55, uma seção dos serviços de inteligência do MoD cuja existência era negada pelo governo britânico até muito recentemente.
A compilação, que inclui relatórios de visitas, questionários, dossiês, relatórios de pesquisadores civis, recortes de jornais, entre outros, mostram que as autoridades inglesas atribuíram importância suficiente ao fenômeno para estabelecer padrões de investigação e monitoramento. "Não tanto pelo fenômeno OVNI em si, mas por questões de defesa", comentou o pesquisador David Clarke, professor da Universidade de Sheffield, consultado pela BBC News online.
Nos novos documentos revelados, há casos espetaculares, como um episódio de observação coletiva registrado em Perthshire, em 4 de agosto de 1990, quando um grande objeto em forma de diamante foi visto por quase 10 minutos antes de disparar em direção ao céu em grande velocidade. Segundo alguns jornais ingleses, fotos da ocorrência fazem parte do material liberado agora.
Também há episódios pitorescos, como o ocorrido em Norwich, em Novembro de 1989, protagonizado por uma mulher contou ter conversado durante dez minutos com um homem louro. O alienígena teria expicado que os círculos ingleses eram obra de seres extraterrestres como ele e que o propósito da sua visita era amigável.
Assustada, a mulher correu para casa. Mas antes de chegar ainda teria ouvido um zumbido e visto quando um objeto brilhante, de cor laranja e formato esférico, elevou-se no ar. Logo a seguir telefonou aterrorizada para a força aérea
No total, os Arquivos Nacionais autorizaram o acesso a sete casos estabelecidos entre novembro de 1987 e abril de 1993 pelos serviços de inteligência. Estes arquivos abrangem relatos de 1.200 observações de Objetos Voadores não Identificados (OVNI). Os documentos estão à disposição do público para consulta e download, em formato PDF, no site http://www.nationalarchives.gov.uk/ufos.
Fonte: vigilia.com.br
0 comentários:
Postar um comentário